Vem ai a palestra:

3 PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA – (vendas seguras, SPC, crediário e cobrança).

A palestra será ministrada pelo Professor Manoel Ignácio Mendes Costa, Advogado, escritor, professor universitário, 20 anos de atuação junto ao movimento lojista, trabalhou na CDL-BH, foi assessor jurídico da FCDL-MG e atuou nos últimos anos orientando o empresariado lojista e as entidades de classe em temas ligados ao Direito Empresarial, Banco de Dados cadastrais, SPC e Direito do Consumidor.

Palestrante do Movimento Lojista, com mais de 400 palestras com temas sobre Direito do Consumidor (SPC e Banco de Dados, Títulos de Crédito), Consultor Jurídico na área de Banco de Dados cadastrais SPC`s – Ações de Danos Morais, Responsabilidade Civil da Empresa e Direito do Trabalho.

Através de uma linguagem prática, é abordado na palestra ministrada os principais aspectos jurídicos que dizem respeito a:

 A ficha cadastral como ferramenta de segurança e o seu correto preenchimento no ato da compra.

 Limites de crédito de acordo com perfil do cliente.

 Banco de dados de consumidor e os Serviços de Proteção ao Crédito – SPC`s

 Orientação ao empresário sobre como evitar problemas relacionados ao registro indevido nos SPC`s.

 Crédito e Cobrança.

 Ferramentas para reduzir a inadimplência através do uso eficiente das consultas e cadastro oferecidas pelos bancos de dados de SPC`s.

 Ramos de atividade que podem registrar no SPC`s.

 Consumidores que podem ser registrados no SPC`s.

 Documentos que podem ser registrados e cobrados em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

 Prazos de permanência de registro nas bases de dados do SPC`s.

 Quais os tipos de consulta devem ser utilizadas de acordo com cada ramo de atividade.

 Novação e renegociação de dívida.

Palestra: 2 horas com perguntas durante a ministração

Dia 30 de agosto a partir das 19:30 horas