Leopoldina completa 170 anos de emancipação política e o ponto alto das festividades foi o lançamento do Selo Postal comemorativo. A solenidade, realizada no Paço Municipal, contou com a obliteração conduzida pelo prefeito municipal, Sr Pedro Junqueira Ferraz, o gerente da Agência dos Correios de Leopoldina, Cristiano Machado, e sob a supervisão do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Moreira, e do Dom Philipe de Tasso Coburgo e Bragança, bisneto da Princesa Leopoldina e o Chanceler Monárquico Sr. Jean Menezes do Carmo.
Entre as diversas autoridades presentes, destacaram-se os ex-prefeito de Leopoldina, Dr. Márcio Freire e o ex-prefeito de Leopoldina e ex-deputado estadual por Minas Gerais, Sr. Bené Guedes.
O selo criado pelo designer gráfico Cristiano Fófano, traz à nossa memória os ÍNDIOS (Leopoldina e seus distritos, eram regiões habitadas pelos Puris antes da chegada do homem branco), o CICLO DO CAFÉ (período que o município alcançou a primazia política e econômica), a PRINCESA LEOPOLDINA DE BRAGANÇA E BOURBON (o topônimo é uma homenagem à segunda filha do Imperador Dom Pedro II. A adoção do nome ocorreu a partir de sua emancipação política no ano de 1854. Antes disso, a localidade era um distrito denominado São Sebastião do Feijão Cru, em referência tanto ao padroeiro da localidade como ao ribeirão que a atravessa), a CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO (templo religioso construído no século XIX, possui arquitetura estilo românica), a CAPOEIRA (patrimônio imaterial que remete a cultura dos afrodescendentes), a IMIGRAÇÃO ITALIANA (a chegada dos primeiros colonos registrada no dia 17 de maio de 1882, um marco histórico que moldou a cultura e a sociedade do município), o GINÁSIO LEOPOLDINENSE (no século XX foi referência de ensino, elevando o nome da cidade que recebeu o título de Athenas da Zona da Mata), a PECUÁRIA (o município hoje se destaca na região e no estado com a vocação para pecuária leiteira), o GIRASSOL (uma homenagem ao cantor e compositor Serginho do Rock),
Possui elementos institucionais como a COR OFICIAL (a faixa verde simboliza bandeira do município) e o BRASÃO (é um dos símbolos que representa o município brasileiro de Leopoldina, estado de Minas Gerais.
Os 170 ANOS (Registro da emancipação política do município desde o dia 27 de abril de 1854).
O Selo será comercializado pelos Correios em todo o Brasil e estará presente também nos documentos oficiais emitidos pela Prefeitura, Secretarias Municipais e unidades vinculadas durante todo o ano de 2024.