Leopoldina - MG

Leopoldina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Pertence à Zona da Mata Mineira, localizando-se a sudeste da capital do estado, distante desta por 322 quilômetros. Sua população estimada em 2022 era de 51. 145 habitantes, segundo o IBGE. Ocupa uma área de 943 km².

A sede tem uma temperatura média anual de 21 °C e, na vegetação do município, predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2012 foram contabilizados 16.575 veículos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0,726, classificado como alto.

O município teve sua emancipação política em 1854. Seu nome é uma homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador D. Pedro II. Hoje é formado pelo distrito-sede e pelos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas.

"Por trás da linha do horizonte
Lá embaixo, no vale que aparece
Vejo apertada entre as colinas
Minha pequena Leopoldina"

A cidade, à época do ciclo do café, foi uma das mais importantes da antiga província de Minas Gerais. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo. Atualmente sua economia se apoia na pecuária leiteira, no cultivo de arroz e no setor de serviços.

Leopoldina conta com atrativos culturais, naturais e arquitetônicos:

Catedral de São Sebastião

Museu Espaço dos Anjos

Paço Municipal

Cachoeira Poeira D'água

Morro do Cruzeiro

Ginásio Leopoldinense

Centro Cultural Mauro de Almeida

Coreto

Pórtico Norte

Prédio da Acil

Fazenda Niagara

Igreja da Onça

Santuário de São José Operário

Parque de Exposições

Praça Félix Martins

Horto Florestal

Asilo Santo Antônio

Torre da Cruz Queimada